O ronco é só a ponta do iceberg de um problema muito maior

Sleep Apnea_ What Is It, and How Can You

O Ronco não é apenas aquele som alto durante o sono. Isso geralmente ocorre quando os tecidos moles da garganta são tão frouxos ou estreitos que o ar não consegue passar de maneira normal. O RONCO pode ser um dos sinais de um problema mais sério, a APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO.

33% dos adultos tem apneia obstrutiva do sono, mas a maioria não sabe

   Seu sono afeta todos os aspectos de sua saúde e vida diária. Dormir bem ajuda a olhar, sentir e executar o seu melhor. Mas um problema de sono pode ser prejudicial à sua saúde e bem-estar.  Um dos problemas mais comuns do sono é a apneia obstrutiva do sono. Segundo a Academia Americana de Medicina e Odontologia do Sono, a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é classificada como um dos mais prevalentes distúrbios respiratórios do sono, acometendo 4 em cada 10 homens e uma em cada 10 mulheres.  

percentual.001.jpeg

         Ocorre quando alguém para de respirar enquanto dorme por pelo menos 10 segundos  e isso é muito sério. Estes eventos podem ocorrer várias vezes durante o sono. Caso ocorram mais que 5 vezes por hora, de obstrução total ou parcial, pode levar a diminuição drástica dos níveis de oxigênio no sangue. Quando o corpo percebe a falta de ar que poderia levar à morte, uma resposta rápida do cérebro é acionada e ocorre o despertar. Na linguagem científica a pessoa tem um micro-despertar, ou seja, ela não percebe pois o evento é  muito rápido.

O  Tratamento  da  A O S  é importante?

O tratamento da apneia obstrutiva do sono é extremamente importante para a sua saúde. Quando não tratada, a apneia do sono geralmente causa sonolência excessiva durante o dia, além de dores de cabeça matinais e perda de memória. A apneia do sono não tratada aumenta o risco de problemas graves de saúde, que incluem:

- Pressão alta

- Acidente Vascular Cerebral (Derrame)

- Doença cardíaca (Infarto)

- Diabetes

- Refluxo gastroesofágico

- Diminuição na libido

Diagnóstico e Tratamento da AOS

          Inicialmente é necessário realizar o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono com um profissional da saúde habilitado, médico ou dentista. Para a conclusão do diagnóstico é necessário um exame chamado polissonografia, realizado em um laboratório do sono. Entretanto, antes de solicitar este exame é importante avaliar a sua necessidade através de um questionário já validado pelo Journal of Clinical Sleep Medicine, um dos periódicos mais importantes da área do sono. Com este questionário, você consegue responder se a a apneia poderá ou não estar presente. Clique abaixo para responder ao questionário: 

 

  O Tratamento é multidisciplinar e depende do grau de severidade da Apneia Obstrutiva do Sono. Esses tratamentos estão associados  a aparelhos de avanço mandibular (dentista) com o intuito de aumentar a área de espaço para respiração, expansão maxilar apoiada em ancoragem esquelética (MARPE), uso do CPAP (médico) em apneias mais graves onde um aparelho compressor "joga" o ar pelas vias aéreas, Cirurgias para remoção de tecidos moles (médico) e cirurgias de avanço da maxila e mandíbula (dentista). Consulte o profissional de saúde para maiores informações.

Trabalhamos com o monitoramento digital da apneia do sono (MDAS)

O MDAS é um exame de apneia do sono para fazer em casa, simples e acessível. Nós trabalhamos com este sistema para lhe oferecer o melhor conforto. Na hora de dormir, basta colocar o sensor Oxistar em seu dedo e iniciar o exame no aplicatativo Biologix do seu celular. Ao acordar o exame será enviado ao laboratório e o laudo médico ficará pronto no mesmo dia.

Captura de tela 2020-06-08 23.11.34.png

Quer saber mais sobre apneia do sono? Assista o vídeo no TED