Distúrbios respiratórios do sono

A Apneia Obstrutiva do Sono é um dos vários os distúrbios respiratórios do sono, acometendo um percentual importante de crianças e adolescentes. A etiologia pode estar associada ao desenvolvimento crânio facial, especialmente em pacientes com atresia do arco superior (maxilar) e crescimento mandibular deficiente (Casse II).

Apneia Obstrutiva do sono

na criança e adolescente

A Apneia Obstrutiva do Sono já é reconhecida pela Associação Americana de Medicina e Odontologia do Sono como uma dos mais prevalentes distúrbios respiratórios do sono em crianças. As causas podem estar associadas aos distúrbios no crescimento crânio facial, como posição da mandíbula e palato estreito, bem como tendo origem nos tecidos moles da boca e faringe. As consequências são bastante graves, dependendo do grau de severidade da AOS. Alguns sinais noturnos como o ronco ou respiração ruidosa, Bruxismo, (ranger ou bater os dentes) sono agitado e enurese noturna pode estar associado a AOS. De dia, a criança pode apresentar:

- déficit escolar,

- irritabilidade,

- agitação ou apatia e condição que mimetiza o transtorno de déficit de atenção e

- hiperatividade.

 

A Apneia Obstrutiva do Sono em crianças pode estar associada a uma atresia maxilar, que reduz a passagem de ar pelas fossas nasais, bem como diminui o espaço da lingua dentro da cavidade bucal. A expansão maxilar é um dos tratamentos que pode beneficiar a criança, melhorando sua qualidade de vida.

 

Como reconhecer se meu filho tem AOS

O Médico e o Dentista são os profissionais da saúde que atuam na área de Medicina e Odontologia do Sono.  Para reconhecer a AOS visite um profissional qualificado e responda ao questionário abaixo. Através deste questionário já validado, poderemos ter uma noção inicial do problema.

Marque sua consulta
WhatsApp (21)  981032-2752
Clique na logo e envie uma mensagem pelo WhatsApp 
logo%20odontologia%20do%20sono_edited.jp
Localização e Contato
 
WhatsApp (21)  981032-2752
Rio de Janeiro - Barra da Tijuca
(21) 2178-2060
Av. Evandro Lins e Silva, 840 SL 1903
Teresópolis - Clínica do Alto
(21) 2642-9500
Av Oliveira Botelho, 51 Alto